Como configurar SMS no Zabbix, de forma simples

Olá Pessoal, hoje vamos ver como o SMS pode ajudar um administrador de redes a ficar sempre atento aos alertas do Zabbix.

Até recentemente o Zabbix suportava apenas o envio de SMS a partir de um celular ligado no seu servidor, mas a partir da versão 1.8.4 foi habilitado uma nova feature que facilita o envio de SMS através das APIs de telefonia da DirectCall.

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Diferencial da API de SMS da Directcall – Entrega automático o SMS como VOZ, quando o destino indicado é um telefone FIXO; Permite multiendereçar SMS, agendar, receber e entregar SMS com Short Number (mais garantido)

Tempo estimado para implantar e testar: 10 minutos.

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Bem, vamos configurar então o nosso script de envio:

1 – Primeiro passo: Onde obter um acesso grátis para testar esta API (pegue neste link o seu usuário e senha de teste)

A partir disso já podemos configurar no Zabbix Server o diretório de “ga” externos, basta editar um parâmetro do arquivo de configuração:

– – – –
AlertScriptPath=/usr/local/bin
– – – –

Atenção: O caminho pode ser outro, mas lembre que neste diretório é onde vamos colocar nosso script que vai realizar o envio.

Segue um modelo de script, que pode ser utilizado:

#!/bin/bash
# Seu usuario
client_id="meunome@minhaempresa.com.br"
 
# Sua senha
client_secret="senhaQueRecebiDaDirectCall"

access_token=$(curl -s -X POST "http://api.directcallsoft.com/request_token" --data "client_id=${client_id}&client_secret=${client_secret}" | sed -n -e '/"access_token":/ s/^.*"\(.*\)".*/\1/p')
echo -e "\nAPI DirectCall . Requisitando ACCESS_TOKEN: " ${access_token}
echo -e "\nEnviando SMS."

retorno=$(curl -s -X POST http://api.directcallsoft.com/sms/send --data "access_token=${access_token}&origem=${1}&destino=${1}&texto=${2} : ${3}&tipo=texto" | sed -n -e '/"msg":/ s/^.*"\(.*\)".*/\1/p')

echo -e "\nRetorno:"${retorno}
echo -e "\n" 

NOTA: Foi utilizado para esse arquivo o nome send_sms_to_directcall.

Vamos entender um pouco do funcionamento do script:

Na linha do “access_token” fazemos uma requisição pelo CURL para acessar a API DirectCall utilizando protocolo HTTP, que vai nos retornar o access_token que é a chave de acesso a API, o retorno vai ser em JSON, com o SED e uma simples expressão regular pegamos o nosso access_token.

Na variável retorno, realizamos o envio propriamente dito, la temos a seguinte linha “origem=$1&destino=$1&texto=$2:$3” onde:

$1 = Número do celular do usuário
$2 = Conteúdo do assunto padrão da Ação – Zabbix
$3 = Conteúdo da mensagem a ser enviada
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Agora que já sabemos exatamente como opera nosso script vamos acessar o Zabbix Web e criar uma nova mídia. No menu va em:

– – – –
Administração > Tipos de Mídias > “Botão” Criar mídia
– – – –

Será aberta uma janela. Nela configure o nome, tipo de mídia como Script e o nome do script que no caso é send_sms_to_directcall.

Screenshot1


 

OBS.: Para a versão Zabbix 3.0 utilize esse modelo de criação de Tipos de mídias, indicando os parâmetros do Script.

 chat_ponto_branco_offline Zabbix3.0

Agora siga até:

Administração > Usuários > “Click no usuário que vai receber o SMS”
“Agora em Mídia, botão” Adicionar

Configure Tipo com SMS Script, em “enviar para” preencha com o DDI + DDD + Numero do celular que vai receber o alerta, em “Usar se risco” os níveis de criticidade que será enviado o SMS e status como Ativo.

NOTA: Caso seja indicado um numero de telefone “fixo”, a API DirectCall vai enviar o alerta como Torpedo de VOZ.

Screenshot-2

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Depois de salvo, em Mídia aparecerá a mídia configurada conforme a figura abaixo:

Screenshot-1

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Pronto, feito isso já temos o servidor Zabbix, script mídia e usuário configurado para receber o SMS. O próximo passo é criar uma ação que, de acordo

com as condições estabelecidas no Zabbix, vai enviar de fato o SMS.

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Se você precisa de ajuda para criar uma ação siga continue na próxima linha, se não, leia apenas a partir do próximo título em negrito:

Para criar uma ação siga no menu: Configuração > Ações > “Botão” Criar ação

Vai abrir uma tela para configurar os parâmetros da ação. Segue abaixo um modelo de configuração:

Screenshot-4

chat_ponto_branco_offline

Explicando a figura acima, foi configurado Assunto e Mensagem padrão com as informações que serão enviadas no SMS, as Condições da ação contendo os requisitos que devem ser satisfeitos para enviar a notificação de um evento e as Operações da Ação que é para quem será enviado o SMS.

OBS.: Atenção a quantidade de caracteres para não gerar múltiplos SMS

Pronto, quando surgir um novo alarme que seja contemplado dentro das condições da ação, será executado o script e enviado um SMS via API Directcall ao usuário selecionado.

Lembrando que podem ser adaptados os procedimentos para enviar SMS para um grupo de pessoas, o que deixa os alertas mais interessantes, seja para informar e/ou seja para pedir suporte imediato para um grupo de técnicos.

Quer realizar o envio para múltiplos números?

Para realizar o envio para varios numero de uma unica vez va no send_sms_to_directcall e altere esta linha:

“origem=$1&destino=$1&texto=$2”

para:

“origem=SEUNUMERO&destino=$1&texto=$2”

Agora siga atá a midia que você criou e onde esta o numero de destino coloque todos os numeros que vão receber o SMS separados por ponto e virgula.

Pronto!

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Por hoje é isso pessoal, qualquer duvida ou sugestão comente no post, vamos ter o prazer de ajudar.

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links que complementam este post:

Onde obter um acesso grátis para testar esta API (pegue aqui o seu usuário e senha de teste)
Onde você pode contratar esta API (aqui você pode escolher um plano e contratar a solução via web)
Documentação completa sobre esta API (todos os parâmetros códigos e endpoints da API, em ambiente Wiki)

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Até a próxima!

Equipe DirectCall

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Veja também as APPs da Directcall – Elas podem reduzir o tempo da implantação de recursos de telefonia, para o DESENVOLVEDOR

As APPs são aplicações construídas a partir das APIs com recursos que podem facilitar a experiencia do usuário, o teste grátis online para o usuário e a compra online das APIs disponibilizadas no seu software, para o usuário do seu software
– Estas APPs prometem livrar o desenvolvedor do suporte para o usuário testar e comprar online as APIs da Directcall

Por exemplo: APP MENU
Facilita Ligação, SMS… a partir dos números de telefone que constam nos relatórios e formulários de softwares em geral:

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Outros links relacionados com este post, interessante ler:

Home – APIs da Directcall (descritivo comercial desta solução e como ela pode ajudar diversas áreas de negócios)

Conheça as demais funcionalidades das APIs da Directcall (Permitem: Enviar SMS ou TORPEDO DE VOZ; Ligar a partir de um clique; Ligar e gravar; Gerenciar Linhas de telefone (DID); Consultar a bases de dados de portabilidade da telefonia Móvel e Fixa e etc. )

Playground Directcall (Facilita o teste das APIs da Directcall e avaliar online a linha de código que corresponde a cada funcionalidade, na linguagem de sua preferencia)

APPs Directcall (Reduzem o tempo de implantação destas APIs para DESENVOLVEDORES . Facilitam a experiência do usuário final, o teste grátis e compra online das APIs disponibilizadas no seu software – No interesse de livrar o desenvolvedor de ter que prestar suporte para o entendimento e para a compra desta solução )